terça-feira, 12 de agosto de 2014

TAG: No país das maravilhas.

       

           Essa semana o canal Menino dos livros, assim como o Cabine literária , responderam a essa tag que é baseado no livro Alice no país das maravilhas. Afinal de contas, quem não se sente maravilhado em cair no mundo da leitura?


01. ALICE: Um livro que te fez cair em um mundo completamente diferente.

         Toda a trilogia Fronteiras do universo (A bússola de ouro, A faca sútil e Luneta âmbar) me fez cair num mundo totalmente diferente. Philip Pullman conseguiu juntar a física quântica com os enigmáticos tons sombrios de sua escrita numa fantástica aventura. Ainda não sei por que não fizeram as demais adaptações para os outros livros da série, até porque A Bússola de ouro ficou espetacular. O livro é cheio de uma filosofia que retrata apenas aquele mundo e já foi muito criticado pela igreja católica por ter ensinamentos religiosos que contradiz a religião atual. Um bom exemplo é dado quando descobrimos que a alma dos personagens vive fora do corpo em forma de um animal, esse que representa a personalidade de cada um. E temos que adivinhar também o enigmático mistério do Pó. Uma referência as obras de Pullman é Willian Blake, o que já me fez arrepiar a espinha. 

02. CHAPELEIRO MALUCO: Um livro com personagem maluco.

         Eu não poderia esquecer de Amy Elliot de Garota exemplar. Gillian Flyn conseguiu usar seus personagens para escrever uma história que renderá bilheteria em novembro, isso mesmo, até porque garota exemplar ganhará um versão para o cinema e não posso perder isso (confira aqui o trailer). Amy é aquele tipo de pessoa que você jamais imaginaria ser capaz de fazer algum tipo de maldade, até conhece-la no seu dia-a-dia. Gillian consegue mesclar em seus capítulos um incrível enredo capaz de enganar o leitor e difundir sua mente de qualquer possibilidade de saber como essa história termina. É um livro que vale a pena ser lido. 

03. COELHO BRANCO: Um livro que atrasou a sua leitura.

        Poderia dizer vários aqui. Mas darei dois simples exemplos. O primeiro foi O morro dos ventos uivantes de Emily Brontë. Achei que nunca ia acabar de ler aquele livro, e o simples motivo foi ter odiado ele - mas sempre tenho na cabeça que se comprei um livro, preciso acabar de lê-lo até o fim - não por ser grande, até porque ele não é, e nem por ser mal escrito, porque ele é bem escrito, mas sim sua história que é totalmente massante, clichê e chata. Confesso que houve horas em que quis apenas poder matar o Heathcliff. 
       Já o segundo livro que eu achei que nunca acabaria de ler - e esse sim foi pelo seu tamanho - foi A tormenta de espadas de George R.R. Martin. Passei em torno de dois meses numa leitura puxada e prolongada do livro. Houve dias em que quase quis chorar por querer obter paciência para lê-lo. 

04. GATO RISONHO: Um livro que fez você rir muito.

       Essa pergunta me fez criar uma nota metal dizendo que preciso ler mais livros que me façam rir. Mas um dos livros que me fez bolar de tanto rir,  pelo seu modo de ser escrito - cheio de notas de roda pé hilárias - e tanto pelo personagem que me cativou - acho que você já adivinhou qual seja ein? - foi Teorema Katherine de John Green. O modo todo nerd/geek como o autor escreveu o livro e correlacionou os personagens é muito hilário e engraçado, além de toda a teoria levantada - o que inclui um anexo só explicando isso - foi o ponto chave para que o livro desse certo. 

05. LAGARTA AZUL: Um livro que fez você refletir.

      Nossa, essa foi complicada. Mas eu já tinha dentro de mim a resposta. 
      A Redoma de vidro de Silvia Plath foi o livro que mexeu comigo. Para quem leu sabe que a história se trata de uma menina conhecendo a si mesma como louca. Mas isso não quer dizer que eu seja isso ou passei por isso. O modo como a personagem conhece o mundo através de suas conquistas, experiências e aprendizados é muito relevante para a descoberta como ser humano, que se torna frágil e sentimental com isso. Além disso ela é fanática por suicídios e mortes, o que lembrou de mim ao escrever histórias mórbidas como essa.

06. TWEDDLEDD & TWEDLEDUM: Dois livros que você já leu e são parecidos.

     Aqui vai mais dois Exemplos. 
     Acho que eu não fui o único que conheceu semelhanças ao ler Crepúsculo e 50 tons de cinza? Um dos motivos para abandonar a leitura. 
    E outro bem clichê é Jogos vorazes e Divergente não acham? 

07. RAINHA DE COPAS: Um livro cujo autor adora matar personagens.

 Beeeeem óbvio esse né? 
 GEORGE R.R. MARTIN. 




Acho que seja só! Até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário