terça-feira, 15 de julho de 2014

Dicas para escrever por Etgar Keret - #Rocco

 


        A editora Rocco estará a partir de hoje, dia 15 de julho, divulgando dez dicas imperdíveis de como escrever bem por Etgar Keret. Esse incrível autor de contos israelense se orgulha de ter suas obras furtadas das bibliotecas públicas do seu país. As dicas que serão listadas nos próximos dias foram retiradas de uma entrevista para o jornal O Estadão. Esse post será atualizado diariamente com as dicas desse excelentíssimo escritor.

     Para conhecer mais sobre o autor e seu novo livro que está sendo lançado no Brasil, acesse a página da Rocco clicando AQUI  e leia o artigo imperdível.



DICA Nº 01: 

                   De que adianta fazer algo forçado ou que simplesmente você não goste de fazer? O grande passo para começar a se fazer o que quer que seja é fazer aquilo que gosta e com diversão. 





DICA Nº 02: 
                    “Ame seus personagens. Para um personagem ser real, é preciso haver ao menos uma pessoa neste mundo capaz de amá-lo e compreendê-lo, quer ele goste ou não do que o personagem faz. Você é a mãe e o pai dos personagens que cria. Se não puder amá-los, ninguém poderá."




Dica Nº 03: 

                “Na vida real, se você não se comportar, acabará na cadeia ou num asilo, mas na escrita, vale tudo. Se houver um personagem em sua história que o agrade, beije-o. Se há um tapete em suas histórias que você odeia, ateie fogo nele no meio da sala de visitas. Na escrita, você pode destruir planetas inteiros e erradicar civilizações inteiras com o clicar de uma tela, e uma hora depois, quando a velha dama do andar de baixo o encontrar no corredor, ela ainda lhe dirá boa tarde.”


Dica Nº 04 

“O começo é como uma borda queimada de um bolo que encostou na assadeira. Você poderá ter de mantê-la, mas ela não é realmente comestível.”


Dica Nº 05

“A curiosidade é uma força poderosa. Não a deixe ir embora. Quando estiver prestes a escrever uma história ou um capítulo, assuma o controle da situação e dos motivos de seus personagens, mas se deixe sempre surpreender pelas reviravoltas do enredo.”


Dica Nº 06


“Parágrafos, aspas, personagens que continuam com o mesmo nome apesar de você ter virado a página: todas estas são convenções que existem para servi-lo. Se elas não funcionarem, esqueça-as. O fato de que uma particular regra se aplique a cada livro que você já leu não significa que ela não tenha que se aplicar também ao seu livro.”


Dica Nº 07

“Se tentar escrever como Nabokov, sempre haverá ao menos uma pessoa (cujo nome é Nabokov) que fará melhor do que você. Mas quando se trata de escrever da maneira que você faz, você sempre será o melhor do mundo em ser você mesmo.”


Dicas Nº 08

“Mesmo que escrever em bares pareça romântico, ter ouras pessoas em volta provavelmente o fará se conformar, quer você perceba ou não. Quando não há ninguém em volta, você pode falar com você mesmo ou futucar o nariz sem nem mesmo ter consciência disso. Escrever é uma espécie de futucar o nariz, e quando há pessoas em volta, a tarefa pode se tornar menos natural.”






Fonte: Editora Rocco.

Obs: O post será atualizado diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário